‘O Pessoal Está Com A Faca Nos Dentes’


Erico Rocha Erico Rocha — Conheça A Fórmula De Lançamento


Empreender com o YouTube é o sonho de quase toda uma formação. Mas não é fácil ter um canal de sucesso. Segundo Iberê Thenório, criador do Manual do Universo, canal com mais de sete milhões de cadastrados, é preciso trabalhar com muito profissionalismo e seriedade para se destacar. “É muito descomplicado elaborar um canal. Dificultoso é mantê-lo vivo e em crescimento”, anuncia o youtuber. Junto a tua mulher, Mariana Fulfaro, Thenório é responsável pelo doar existência a um dos canais de mais sucesso do YouTube. Em oito anos de serviço, de imediato publicaram mais de 1.Cem vídeos, superando um bilhão de views.


Thenório foi convidado pra palestrar na décima edição da Campus Party Brasil 2017, que acontece no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, até o próximo sábado, 4 de fevereiro. O youtuber reuniu em sua exposição outras dicas e ideias para que pessoas prontamente tem um canal ou está pensando em entrar na plataforma - por volta de metade do público que assistia a sua palestra.


Para o youtuber, é possível fazer sucesso no YouTube lançando um canal de nicho. “O problema é que a amplo maioria quer estourar e fazer sucesso entre o grande público, como os youtubers conhecidos.” Segundo Thenório, é menos difícil ser bem-sucedido trabalhando com públicos mais segmentados. “Ganhar patrocínios com menos inscritos se torna bem mais praticável se você atende uma faixa específica”, diz Iberê.

  • 71 Quem é vivo
  • Siga a todo o momento as pessoas que exercem re-twitte ao seu tema
  • 6º Nível = 1% de comissão a respeito as vendas
  • Apresente-se aos presentes
  • First click free - pra conteúdo pago

Antes de lançar o seu canal, faça a si mesmo a pergunta: o que você podes ofertar de distinto, em ligação a quem neste momento conversa sobre esse assunto? “Se estes youtubers executam em tão alto grau sucesso deste modo, é pelo motivo de têm alguma coisa de especial”, declara. Deste modo, Thenório recomenda que os iniciantes busquem o máximo de infos sobre os concorrentes.


Uma das maiores preocupações dos principiantes é com os materiais. Todavia, pela visão de Thenório, essa não precisa ser a prioridade de quem quer se lançar na plataforma. “Nós gravamos muitos vídeos com celular e sentimos que o que de fato importa são os assuntos abordados.” Assim, antes de sair investindo em câmeras e microfones caros, sonhe no assunto que vai doar no teu canal.


Faça um exercício: liste, no mínimo, 50 pautas pros próximos filmes que pretende colocar no ar. Um canal só terá sucesso se tiver vídeos publicados com regularidade - e isto só vai ocorrer se você fazer um planejamento. “Para ter ideia, somente no ano anterior publicamos 214 vídeos”, confessa o youtuber.


Uma das estratégias fundamentais para o desenvolvimento do canal Manual do Universo foi a parceria com sites e outros youtubers. “Foi o que nos alavancou, com certeza”, diz Iberê. Mas não basta mencionar ou mostrar-se nos filmes de outros canais. “Tem que haver uma troca de experiência e conteúdo. Pra Mariana Fulfaro, quem está pensando em empreender nesta área deve se capacitar.


Há cursos gratuitos acessíveis sobre o tema. “Numa época em que quase o mundo inteiro quer ser produtor de assunto, é significativo se profissionalizar da melhor forma possível”, admite. Para quem espera um veloz retorno financeiro, a youtuber faz um alerta: poderá levar meses ou anos até que você obtenha reconhecimento e retorno financeiro - caso isto aconteça. “É uma área ainda mais disputada. Nós demoramos 3 anos para receber nosso primeiro real”, diz Mariana. Ela sugere que os empreendedores principiantes busquem conteúdos mais “patrocináveis”, com canais de nicho. “Mesmo com menos inscritos, a expectativa de conquistar parcerias e patrocínios é maior”, declara.


• Fale Do Mesmo Produto
Como Escolher O Melhor Software De Analytics Para Marketing Online
3 Razões Para as Corporações Adotarem A Colaboração Moderna